A televisão e a educação das
crianças
(Baseado em texto da Web por Edgar Morin)
As
crianças devem saber utilizar as diferentes fontes de informação e
recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
questionar a realidade formulando e resolvendo problemas utilizando
para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a
capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e
verificando sua adequação.
Em
contato com a televisão, a partir dos primeiros anos de vida, na
maioria das vezes sem critérios e limites adequados de conteúdos
por seus pais que na sua maioria trabalham o dia todo, deixam seus
filhos expostos à ela e sentem-se seguros não deixando seus filhos
nas ruas, utilizando as TVs como “babás eletrônicas”. Para
compensar suas falhas os pais exigem demais ou são muito permissivos
com os filhos.
A
TV tem então um
papel
social; é evidente que os pais sem tempo livre adequado para cuidar
e educar os seus filhos utilizam esse aparelho de representações de
imagens para auxiliá-los na educação das suas crianças.
A
escola não deve direcionar ou dissuadir o educando a não assistir
determinado conteúdo na televisão, mas sim aproveitar as situações
apresentadas para promover reflexão a respeito dos significados
daquilo que assistem. A idéia é deslocar o foco para a diferença
iluminadora, aquela que faz expandir as possibilidades expressivas
desse meio,
Paulo
Freire (1996) diz que os educadores não devem temer a comunicação
e as novas tecnologias e sim fazer uso desses instrumentos para
formar cidadãos críticos e conscientes do meio onde vivem.
É
na escola, com educação de qualidade, que se iniciam os primeiros
processos para as bases do desenvolvimento efetivo de uma sociedade
mais justa e competitiva com bases sólidas e seguras, principalmente
na nossa atualidade, onde a globalização nos liga a todos.
Portanto,
mais que uma questão pedagógica, a crianças frente a televisão
são também uma discussão social, onde a educação deve promover
desenvolvimento social, a TV deve pois servir de apoio a tarefa de
educar, se colocar como instrumento de formação de cidadãos
críticos e reflexivos nas escolas.
Mas,
para que a TV exerça esse papel importantíssimo para a sociedade, é
necessário que os gestores desta mídia possam fazer com que ela
ofereça bases para tal processo, apresentando programas que
proporcionem ao indivíduo que a assiste, não apenas distração
momentânea e sim cultura, informação para a vida e a própria
educação já que sabem muito bem como prender a atenção de
crianças jovens e adultos.
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