quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A televisão e a educação

-->
A televisão e a educação das crianças
(Baseado em texto da Web por Edgar Morin)

As crianças devem saber utilizar as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos; questionar a realidade formulando e resolvendo problemas utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Em contato com a televisão, a partir dos primeiros anos de vida, na maioria das vezes sem critérios e limites adequados de conteúdos por seus pais que na sua maioria trabalham o dia todo, deixam seus filhos expostos à ela e sentem-se seguros não deixando seus filhos nas ruas, utilizando as TVs como “babás eletrônicas”. Para compensar suas falhas os pais exigem demais ou são muito permissivos com os filhos.
A TV tem então um papel social; é evidente que os pais sem tempo livre adequado para cuidar e educar os seus filhos utilizam esse aparelho de representações de imagens para auxiliá-los na educação das suas crianças.
A escola não deve direcionar ou dissuadir o educando a não assistir determinado conteúdo na televisão, mas sim aproveitar as situações apresentadas para promover reflexão a respeito dos significados daquilo que assistem. A idéia é deslocar o foco para a diferença iluminadora, aquela que faz expandir as possibilidades expressivas desse meio,
Paulo Freire (1996) diz que os educadores não devem temer a comunicação e as novas tecnologias e sim fazer uso desses instrumentos para formar cidadãos críticos e conscientes do meio onde vivem.
É na escola, com educação de qualidade, que se iniciam os primeiros processos para as bases do desenvolvimento efetivo de uma sociedade mais justa e competitiva com bases sólidas e seguras, principalmente na nossa atualidade, onde a globalização nos liga a todos.
Portanto, mais que uma questão pedagógica, a crianças frente a televisão são também uma discussão social, onde a educação deve promover desenvolvimento social, a TV deve pois servir de apoio a tarefa de educar, se colocar como instrumento de formação de cidadãos críticos e reflexivos nas escolas.
Mas, para que a TV exerça esse papel importantíssimo para a sociedade, é necessário que os gestores desta mídia possam fazer com que ela ofereça bases para tal processo, apresentando programas que proporcionem ao indivíduo que a assiste, não apenas distração momentânea e sim cultura, informação para a vida e a própria educação já que sabem muito bem como prender a atenção de crianças jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário